Backstage: Sobre Nós
O que?
O "B feat. K" (abreviação para Brasil featuring Korea), é um Trabalho de Conclusão de Curso de jornalismo. Este trabalho tem como objetivo mostrar a história de profissionais brasileiros influenciados pelos impactos do K-pop no Brasil, através de narrativas relatadas neste site e no Instagram.
O K-pop é parte da “Hallyu Wave”, nome dado a onda de exportação cultural da Coreia do Sul. Mais do que um gênero musical, é um produto de mercado que movimenta bilhões de dólares por ano de forma direta e indireta. Essa onda chegou ao Brasil e tem se mostrado cada vez maior, com crescente número de shows, vendas e streams por ano. E, ainda, movimenta um pequeno mercado interno, que conecta fãs, ascendentes sul-coreanos e agentes do entretenimento cultural.
Quem?
Olá, eu sou Raquel Santos Paiva, aluna de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conheci o K-pop no segundo ano da faculdade, em 2017. Desde então estudo minha paixão do ponto de vista mercadológico, cultural e jornalístico. Nesse sentindo tive o privilégio de aprender sobre Economia criativa, e outras disciplinas relacionadas, com o professor Dr. Anderson Gurgel Campos.
Em 2019 fiz um intercâmbio para a Coreia do Sul pela faculdade e estudei lá durante um semestre sobre a economia, cultura e artes do país. Depois de retornar com grande bagagem cultural, acadêmica e pessoal, eu ainda estava muito confusa sobre qual tema escolher para concluir o curso. Durante algumas conversas de corredor, dos tempos pré-pandemia, fui incentivada pelo professor Gurgel, que mais tarde se tornou meu orientador, a não desperdiçar os interesses e experiências que desenvolvi nos anos de faculdade.
Sendo assim decidi conectar minha paixão pelo jornalismo cultural e K-pop. Ainda assim, não poderia deixar de lado minha prioridade pessoal, de quando decidi entrar para o curso, contar histórias de pessoas reais. Assim surgiu o Brazil feat. Korea, seja bem vindo.